quarta-feira, 13 de março de 2013

Caxias do Sul, cidade onde a miscigenação é evidenciada, por oferecer crescimento cultural e principalmente profissional, tanto para os caxienses quanto para os imigrantes. Além de atrair turistas da região e do país, já foi considerada a 2ª cidade mais limpa do Brasil, perdendo apenas para Curitiba.
Depois da 2ª Guerra Mundial a cidade cresceu rapidamente em todos os sentidos. Hoje, abriga mais de 15 mil estabelecimentos industriais, sendo um dos mais diversificados nacionalmente. Tem grande destaque por ser o 2º pólo comercial do estado e o 2º maior pólo metal-mecânico do país, gerando assim oportunidades de emprego em diferentes áreas de atuação.A cidade está ligada a muitas metrópoles, precisando assim de vôos diários, chegando e saindo de seu Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, que é o mais movimentado do interior do estado e um dos mais importantes do sul do país. Para melhor funcionamento e satisfação dos usuários do aeroporto, foi realizada uma reforma de 2010 à 2012.Caxias reconhece todos os esforços feitos por seus colonizadores, italianos em sua maioria, mas também alemães, franceses, entre outros. Além de reconhecer os esforços demonstra o orgulho que tem de seu passado, evidenciando na arquitetura e nos costumes. A cidade não trocou sua produção agrícola pela produção industrial, mas sim desenvolveu ambos com qualidade reconhecida mundialmente. Temos belas paisagens de videiras assim como temos grandes centros comerciais.

Possuímos dois times oficiais de futebol, o S.E.R Caxias (Estádio Centenário) e o Esporte Clube Juventude (Estádio Alfredo Jaconi), dois adversários que possuem calorosos torcedores que amam seus clube e torcem com vontade e amor.
Caxias oferece aos turistas alguns importantes pontos turísticos da cidade que não devem ser perdidos, tais 
como, Igreja São Pelegrino, Praça Dante Aliguieri, Monumento Nacional ao Imigrante, Monumento Jesus Terceiro Milênio, Museu de Ambiência Casa da Pedra, Parque Mario Bernardino Ramos - Pavilhões da Festa da Uva, Parque dos Macaquinhos, diversificados CTG’s e a própria Universidade de Caxias do Sul-UCS, entre outros.
(INTERIOR DA IGREJA SÃO PELEGRINO)

A gastronomia também marca presença na cidade do chimarrão e do pinhão nos dias de inverno e também no dia-a-dia. A comida bem temperada e farta alegra a mesa dos caxienses, assim como o famoso churrasco e vinho.
Caxias do Sul, uma cidade desenvolvida que busca crescimento contínuo e aperfeiçoamentos diários!

Por: Gislaine Ramos e Rakel Pereira.

Um comentário:

  1. Olá Gislaine e Rakel

    O texto está bem desenvolvido, houve uma coerência nos pontos exposto, buscaram referências e foram bem utilizadas. As fotos e as legendas enriqueceram o trabalho. Um aparte; o Museu Sacro nos pavilhões é um ponto turístico bastante interessante.

    Obrigada
    Profª Rose Mary
    Em tempo: crase entre números só se for precedido de artigo
    na nova ortografia a expressão dia a dia não tem hífen

    ResponderExcluir